No presente ano letivo, por proposta do Município do Cadaval, sob a supervisão da nutricionista Sheila Antunes, está a ser implementado este projeto, o qual dá oportunidade, aos alunos, de escolherem o almoço a ser consumido, em épocas festivas. Essas refeições temáticas, são alvo de votação, depois são confecionadas na cozinha da escola sede e, por fim, são consumidas por todos os alunos das escolas abrangidas pelo serviço de fornecimento de refeições escolares, da rede pública do Concelho do Cadaval.
Este projecto procura despertar o interesse dos alunos nas refeições escolares, dando a oportunidade de compreender os desafios entre os critérios para a elaboração das ementas do Ministério da Educação e toda a gestão na operacionalização das mesmas, em prol da alimentação saudável e das suas implicações para a saúde. Como parte integrante na seleção dos pratos a consumir, ambiciona-se que, os alunos, possam criar atitudes positivas face à alimentação escolar e, consequentemente, aumentar a procura ao refeitório escolar.
Segundo o regulamento do projeto, cada ementa temática, num total de doze anuais, é previamente selecionada por cada ano de escolaridade, propondo três sugestões de ementas temáticas, que ficam disponíveis para votação durante cinco dias úteis. A participação é aberta a todos os alunos das escolas do Agrupamento de Escolas do Cadaval, através de votação por QRCode, disponibilizado e divulgado pela direção do agrupamento para o efeito.
A primeira ementa temática, iniciou com a ementa de São Martinho, com proposta de ementas pelos alunos do 7.º ano. Anexam-se imagens alusivas a esta ementa temática.
Para almoço do último dia de aulas do primeiro período, dia 17 de dezembro, comemorativo do Natal, as propostas surgem dos alunos do 8.º ano de escolaridade.
Comments